Para o vencedor do Nobel de economia, Paul Krugman, o Pix representa uma verdadeira revolução no sistema de pagamentos digitais. Em artigo publicado nesta terça-feira, 22, Krugman elogiou o sucesso do sistema criado pelo Banco Central (BC), afirmando que ele é “um exemplo claro de como uma plataforma de pagamento pública pode ser eficaz, acessível e eficiente, sem os custos elevados dos métodos tradicionais”.
Krugman destacou que o Pix tem se tornado uma verdadeira referência mundial, alcançando 93% de adesão entre os brasileiros adultos. Ele ressaltou que, enquanto outros sistemas financeiros tradicionais, como os cartões de crédito e débito, são notoriamente caros e lentos, o Pix oferece transações praticamente instantâneas — com uma média de apenas três segundos — e com custos significativamente menores para os comerciantes. O Pix é de uso gratuito para indivíduos e tem uma taxa de apenas 0,33% para empresas, contra as altas taxas cobradas pelos sistemas privados, como 1,13% no débito e até 2,34% no crédito.
Para o economista, isso demonstra que é possível criar uma alternativa pública viável, sem depender dos intermediários financeiros privados, como as operadoras de cartões. Ele vê o Pix como uma solução muito mais inclusiva, beneficiando a população de forma ampla, algo que não é garantido por soluções como as criptomoedas, por exemplo.
“Não posso deixar de notar que o Pix está, na verdade, alcançando o que os defensores das criptomoedas afirmaram, de maneira equivocada, que a blockchain conseguiria entregar — baixos custos de transação e inclusão financeira. Compare os 93% de brasileiros que usam o Pix com os 2%, isso mesmo, 2% dos americanos que usaram criptomoedas para comprar algo ou fazer um pagamento em 2024”, escreveu ele.
Krugman também sublinhou o fato de que o Pix não está associado aos problemas que as criptomoedas ainda enfrentam, como a volatilidade do mercado e a segurança em relação a fraudes e perdas de ativos. No caso do Pix, a solução pública tem oferecido um meio de pagamento mais seguro, eficiente e de baixo custo para os brasileiros, segundo ele.
Leave a Reply